Home O Blog Maio Abril Março

Sugestão de aula para o 5º ano


   Tempo estimado: 2 aulas

   Introdução do conceito de divisão com dois números na chave;
   Noções de unidade, dezena e centena com leitura e escrita por extenso dos numerais.

   Iniciar com uma situação problema, exemplo:

"Uma doceria fabrica 180 tortas por dia e as entrega a cada uma de suas 15 filiais de modo que todas recebam a mesma quantidade de tortas. Quantas tortas cada filial recebe?

   Propor a resolução do problema fazendo desenhos na lousa, demonstrando a distribuição das tortas para cada filial;

   Depois utilizar a adição, estimando uma quantidade para cada uma das filiais. Experimentar uma quantidade (quociente) hipotética, repetindo-a 15 vezes e ajustar esta quantidade conforme o resultado obtido. Embora não seja um procedimento comum é possível também somar o 15 até chegar ao 180 e depois contar quantos "quinzes" somou;

    E para finalizar: fazer aproximações multiplicativas, buscando um número que multiplicado por 15 de 180, compondo progressivamente o quociente. Por exemplo, se forem 10 tortas para cada filial são 150, faltam 30, então são mais duas tortas para cada filial. 

   Solicitar aos alunos a escrita por extenso dos numerais e a leitura para se apropriarem das diferenças de fala e proporcionar a escrita correta.


JOGO NUNCA DEZ



   Grupo: 4 a 5 alunos
   Cada grupo recebe dois dados e o Material Dourado. Cada participante lança os dados e soma os números que surgiram, anotando-os em uma folha. Quando chegar no número dez, o grupo deverá trocar as pecinhas de unidade pela barra de dezena. Quando chegar ao número cem, trocar pela placa de centena. 
   Vence o grupo que alcançar a placa de centena primeiro.



Para Pensar:

Como contribuir para um melhor aprendizado dos alunos utilizando jogos pedagógicos.


Saiba mais em:

A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Tecendo fios do ensinar e do aprender
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali, Cármen Lucia Brancaglion Passo


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O papel do professor ao ensinar matemática.






    O professor tem um papel fundamental para despertar o interesse das crianças pela matemática.

     Mas a matemática que queremos mostrar não é aquela que muitos de nós vivenciamos nas escolas tradicionais... Falamos de uma matemática que desperte interesse e curiosidade.
    A criança, para entender, precisa vivenciar.... e na matemática vivenciar quer dizer “mexer” com as quantidades e entendê-las.
     É preciso escrever os números de maneira interpretada.
   O professor precisa estimular e propor atividades que levem a criança a pensar não somente no número de maneira simbólica, mas sim nele como representação de quantidades, e a partir daí propor desafios que façam parte do seu cotidiano para alcançar um melhor entendimento.
   Os jogos, brincadeiras e o uso de materiais pedagógicos como o ábaco, material dourado, tangran entre outros, proporciona uma aula de matemática mais prazerosa e com resultados significativos, pois a criança deixa de pensar nas hipóteses e passa a experimentar os números de maneira concreta.



Para Pensar:
Quais as ferramentas que nós professores podemos utilizar para que a criança realmente entenda e aplique os conceitos matemáticos?


Saiba mais em:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Você já parou para pensar porque surgiu a matemática?



     Na antiguidade o homem criava situações interessantes na contagem de seus objetos, animais e etc.  Ao levar seu rebanho para a pastagem ele relacionava uma pedra a cada animal, no momento em que ele recolhia os animais fazia a relação inversa, no caso de sobrar alguma pedra poderia verificar a falta de algum animal.

    O primeiro instrumento mecânico para calcular, o ábaco, foi criado na China entre 3000 e 2500 a.C. juntamente com as tabuadas.
   Em 1600 a.C. foi escrito o principal texto matemático, o papiro de Rhind, com regras para realizar cálculos de adições e subtrações, frações, equações simples, problemas de aritmética e medições de superfícies e volumes.
    O teorema de Pitágoras surge de 550 até 450 a.C. , denominada era pitagórica. Nesta fase a principal característica é o surgimento dos grandes conhecimentos na geometria elementar.
    O povo hindu cria o sistema numérico decimal entre os anos 300 e 600.
   Ao longo de toda história o homem teve a necessidade de contar e relacionar quantidades, o que promoveu o avanço da matemática com o desenvolvimento de símbolos.
    A matemática surgiu então para facilitar o dia a dia do homem em diferentes atividades.



Para pensar:
A matemática faz parte das situações do seu dia a dia?


Saiba mais em:

História da Matemática - Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas.
Autora: Tatiana Roque,  editora Zahar

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Seja Bem Vindo!



Sejam bem vindos ao nosso blog.

Pretendemos descomplicar a matemática.
Fiquem ligados!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS